O que é Bullying?
É mais que uma brincadeira, é dar apelidos maldosos, ofender, humilhar, discriminar, excluir, isolar, difamar por meio de fofocas ou até agredir uma pessoa fisicamente repetidas vezes.
Ex: Emos.
Eles são sempre o principal alvo, são agredidos sem motivos e recebem apelidos que os fazem se sentir ridicularizado.
Então antes de fazer qualquer brincadeira sem graça, pense:
“Eu ia gostar se fosse comigo?”
#Qualquer pessoa participa, às vezes sem nem mesmo perceber, e muitos adolescentes estão envolvidos diretamente com isso, e praticam esses atos com grande exagero. A pessoa em vez de se colocar no lugar da outra, acaba continuando com a brincadeira porque acha divertido.
O Bullying não é igual para meninos e meninas
No caso de meninos, é mais comum rolarem agressões físicas e apelidos. E meninas, inventam histórias ou fazem fofocas, pois o foco é a aparência.
O Bullying também rola na internet como “Bullying Virtual”
... ele é feito por meio de Orkut, MSN, Blog, Fotolog, Twitter, etc. Ele ao todo é feito com ofensas, humilhação, apelidos e até mesmo ameaças. Se você é membro daquela comunidade com o nome: “Fulana de tal é botijão”, ou “Odeio o professor de Matemática”, você já está colaborando com o Bullying Virtual.
Muitas pessoas que são alvo dessas brincadeiras de mal gosto sofrem com isso, ficam tristes e até mesmo fazem terapia para se recuperar do trauma de ser detonado pelos colegas.
Todo mundo se sente a vontade para fazer coisas que não faria ao vivo na internet, então caem na rede e participam de brincadeiras maldosas sem saber.
- Se você é alvo de Bullying não fique sofrendo, procure ajuda, conte o que está acontecendo para os seus pais, e mostre que não tem medo, ignore essas pessoas e faça novas amizades.
- Se você pratica, pense melhor... Mude, se coloque no lugar daquela pessoa, e sinta como é ruim passar por isso. Fazer piadinhas sobre alguém não vale a pena.
- Se você já presenciou ou presencia isso, tente alertar os colegas que praticam, pode funcionar. Diga que tudo tem limite e que ele está deixando uma pessoa chateada. Se não der certo, então busque ajuda profissional ou com uma pessoa de confiança, e faça com que um desses ajude esse seu conhecido que pratica “Bullying”.
- Se você já passou por algo parecido, deixe um e-mail contando-nos como foi, como você se sentiu e o que você fez para que parassem de praticar o Bullying contra você.